Virgílio Elísio anuncia mudanças para a Série D em 2013

O globoesporte.com anunciou que o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, esteve em São Luís no último domingo para acompanhar a decisão da Série D, entre Sampaio e Crac. Na ocasião, o dirigente aproveitou para anunciar mudanças na fórmula de disputa da Quarta Divisão Nacional.

– O modelo atual já é um grande avanço, com dois grupos de 10 e a Série C terá a fórmula de disputa mantida. Mas a Série D vai ter uma mudança, com a redução para 32 clubes e ainda vamos definir como será a divisão dos grupos – disse Elísio.

Criada em 2009, nos primeiros dois anos, a Série D era disputada por 40 clubes, divididos em 10 grupos, cada um com quatro times. Em 2011, a competição sofreu a sua primeira mudança, tendo apenas oito grupos, cada um com cinco times e os dois melhores se classificando para as oitavas de final.

A definição de quais Estados perderão vagas na Série D acontecerá somente durante a semana, quando Virgílio Elísio pretende anunciar a nova fórmula de disputa. Até o momento, apenas seis  clubes já garantiram vaga na Série D de 2013.

O Maranhão representará o Estado homônimo, pois foi vice-campeão Estadual, e o Sampaio, que foi campeão em 2012, conquistou o acesso para a Série C. Os campeões amazonense, tocantinense e sul-mato-grossense, Nacional-AM, Gurupi e Águia Negra, também já estão garantidos na próxima edição do torneio, assim como Tupi-MG e Guarany de Sobral, rebaixados nesta edição da Série C.

Por Bruno Alves e Afonso Diniz – São Luís, MA – Brasil

Globoesporte.com

Link: http://glo.bo/TLRpe2

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.